É no trabalho onde passamos boa parte do nosso dia, por isso, ele pode ser um vilão no que diz respeito a saúde física e mental dos colaboradores.
Um dos principais fatores que cooperam para que o trabalho afete a saúde das pessoas são as condições físicas inadequadas para se trabalhar e os altos níveis de estresse.
Sem contar a falta de equipamentos de proteção individual (EPI), que podem causar distúrbios conhecidos como doenças ocupacionais.
Para te ajudar a entender melhor sobre a importância da saúde dos colaboradores, as possíveis doenças que podem afetá-los e como tratar melhor a saúde dos funcionários, preparemos este artigo com informações valiosas. Boa leitura!
O que são doenças ocupacionais?
As doenças ocupacionais são aquelas associadas ao ofício do colaborador e às condições de trabalho nas quais ele está inserido.
Elas são produzidas, adquiridas ou desencadeadas pelo exercício da atividade, ou em função de condições especiais de trabalho.
Atualmente, um profissional que desenvolve uma doença ocupacional possui, legalmente, os mesmos direitos que o envolvido em acidente de trabalho.
Quais as principais doenças ocupacionais?
Confira algumas das principais doenças ocupacionais, suas causas e a forma de prevenir-se de cada uma delas!
LER ou Lesão por esforço repetitivo
A LER é causada pelo exercício prolongado e repetitivo de determinado movimento, ela reduz gradativa a capacidade do indivíduo para o trabalho, podendo levar à aposentadoria por invalidez.
Em razão de sua lenta progressão, muitas vezes, ela passa despercebida, só sendo notada quando em estágio já avançado.
Prevenção: para prevenir-se da LER, o ideal é fazer pausas para descanso durante a atividade e praticar a chamada ginástica laboral.
Asma Ocupacional
Causada pela inalação de agentes tóxicos que causam alergia, a asma ocupacional se caracteriza pela obstrução das vias respiratórias.
Prevenção: sua prevenção depende da utilização de adequados equipamentos de proteção individual. A eficácia do tratamento, depende do afastamento do trabalhador dos agentes causadores da doença.
Dermatose ocupacional
Essa doença se caracteriza por alterações na pele e na mucosa do colaborador, em razão da sua exposição a determinados agentes nocivos durante o desempenho de suas atividades.
Prevenção: a prevenção depende da utilização contínua de EPI, e o tratamento pede o afastamento do indivíduo de suas funções habituais e do contato com os agentes nocivos.
Surdez
Caracterizada pela perda da sensibilidade auditiva em razão da intensa e prolongada exposição a ruídos.
Prevenção: essa doença ocupacional pode ser evitada se utilizados equipamentos de proteção individual, como protetores auriculares.
Problemas na coluna
No ambiente do trabalho, os problemas na coluna são ainda mais recorrentes, causado pela manutenção de uma postura inadequada.
Prevenção: as empresas precisam fornecer ergonomia e a possibilidade de atividades físicas restaurativas para toda a equipe.
Varizes
Ela acontece quando as veias, especialmente dos membros inferiores, dilatam e o corpo não tem a pressão suficiente para bombear o sangue.
A princípio, as varizes não causam qualquer tipo de problema, mas podem progredir, gerando dor e desconforto e até mesmo atuando como um fator de risco para ocorrências graves, como a trombose.
Prevenção: Para prevenir seu surgimento, é recomendado evitar ganhar peso e permanecer muito tempo em pé ou sentado, manter uma dieta rica em fibras, a fim de ficar longe do intestino preso, praticar caminhadas e exercícios físicos regulares, não fumar, e utilizar meias elásticas de compressão.
Síndrome de Burnout
A Síndrome de Burnout é uma das doenças que acometem profissionais ativos no mercado de trabalho.
Entre os principais sintomas do Burnout estão o nervosismo, sofrimentos psicológicos e problemas físicos como dor de barriga, cansaço excessivo e tonturas.
Prevenção: o tratamento da síndrome é feito com psicoterapia, mas também pode envolver o uso de medicamentos controlados e prescritos como antidepressivos e ansiolíticos.
Contaminações e intoxicações
Esse tipo de problema pode ser bastante sério e acontecer de maneira abrupta ou progressiva.
Prevenção: é fundamental oferecer não só informação sobre os riscos e formas de prevenção, mas, também, toda o equipamento necessário para evitar que essas substâncias entrem em contato com a pele do colaborador ou que sejam ingeridas ou inaladas.
Como evitar as complicações das doenças ocupacionais?
A atenção das empresas em relação à saúde física e mental dos seus colaboradores tem aumentado muito.
Cada vez mais empregadores e colaboradores tem se conscientizado em relação à importância do EPI e das boas práticas para manter o ambiente de trabalho em um lugar seguro e saudável.
Afinal, ter ações a favor da saúde é o que diferencia um negócio que almeja se destacar no mercado.
Se você se preocupa com a saúde dos seus colaboradores e deseja implementar benefícios em saúde eficazes em cuidar e zelar pela saúde e bem-estar dos seus funcionários, nós da Bentec podemos te ajudar.
Descubra o que a Bentec pode fazer pela sua empresa na área de gestão de benefícios em saúde, fale conosco!
Por: Bentec
Fotos/ Créditos: Envato
O material pode ser reproduzido, desde que citado fonte