O uso da tecnologia tem o objetivo de tornar tudo mais ágil, prático, instantâneo e, claro, assertivo. Essa nova realidade modifica a forma como as empresas lidam com informações e dados, e até mesmo gerem seus negócios.
E na área de gestão de saúde, isso não é diferente. Foi-se o tempo quando um gestor baseava suas decisões em experiências e pura intuição. Hoje em dia, a tomada de decisões mais inteligentes e estratégicas conta com o auxílio de ferramentas tecnológicas como o BI, também conhecido como business intelligence.
Por meio do BI, é possível coletar, gerir e analisar informações para transformá-las em oportunidades na gestão de benefícios em saúde, por exemplo.
Se você deseja ter maior controle e assertividade na sua gestão, é necessário entender exatamente o que é essa tecnologia, como ela é aplicada na área de saúde, além de suas vantagens e benefícios.
O que é business intelligence?
BI, sigla para business intelligence, em tradução livre significa inteligência de negócios. Ele abrange vários setores de uma empresa, como financeiro, operacional, comercial, marketing, entre outros.
Podemos dizer que o BI é um conjunto de teorias, metodologias, processos, tecnologias e estruturas que transformam grandes quantidades de dados, que sozinhos não significariam muito, em informações essenciais para uma boa gestão.
Assim, o business intelligence visa oferecer suporte na tomada de decisões e monitoramento de resultados dos investimentos da empresa. Através do BI é possível agrupar, organizar e explorar informações para descobrir vantagens para a gestão do seu negócio.
Portanto, o objetivo principal do business intelligence é o de auxiliar na interpretação e análise de dados, identificando possíveis riscos e oportunidades para a empresa e/ou cliente.
O que é BI aplicado à saúde?
Quando aplicado à área da saúde, o business intelligence reúne dados que possibilitam ter um panorama integrado da instituição de saúde, de modo que a gestão dos benefícios ofertados se torne muito mais eficiente.
As ferramentas de BI permitem levantar informações amplas e detalhadas sobre o uso diário do plano de saúde entre os beneficiários, por exemplo.
Deste modo, a inteligência de negócios auxilia a busca e interpretação de informações armazenadas em tempo real, que não só ajudam a sustentar a tomada de decisões estratégicas, como também são úteis para a mensuração de produtividade, controle e gestão das organizações.
Veja quais são as principais características do business intelligence aplicado à saúde:
- Coleta de dados: todas as informações sobre consultas, exames e internações são coletadas e armazenadas em um único local, para garantir segurança de dados e análises eficientes;
- Organização e análise das informações: após centralizar todos os dados, são feitas análises para identificar pontos de melhorias e gargalos na gestão ou uso do benefício de saúde;
- Ações: são necessárias para transformar os dados obtidos em uma informação útil para todos, definindo ações baseadas em fatos.
Solução de BI da Bentec
Na Bentec disponibilizamos aos nossos clientes acesso a informações diferenciadas, através da nossa plataforma de alta performance em BI, com navegação intuitiva e interações dinâmicas, que identifica com precisão as causas de eventuais desvios da utilização do plano de saúde, permitindo, assim, a realização de ações estratégicas para equilíbrio do resultado.
Aliamos inteligência tecnológica ao nosso know-how para administrar os benefícios e recursos em saúde corporativos. Afinal, ter o controle dos dados e mantê-los atualizados é fundamental para a gestão adequada dos benefícios da sua empresa.
Com a Bentec, você conta com as melhores tecnologias para restabelecer o equilíbrio do contrato de planos de saúde e projetar possíveis impactos para a empresa.
Ficou interessado? Descubra o que podemos fazer por você na área de consultoria em planos de saúde, fale conosco!
Por: Bentec Consultoria
Fotos/ Créditos: Envato
O material pode ser reproduzido, desde que citado fonte