Skip to main content

Medicamentos como o Olaparibe são muito importantes para doenças delicadas, como o câncer de mama, mas geram a dificuldade de acesso devido ao seu alto custo para a população em geral. E por ser uma possibilidade que oferece melhores chances de cura, acaba por ser incorporado ao rol da ANS depois das devidas discussões a respeito.

Para ter dimensão sobre a importância do Olaparibe para o tratamento do câncer de mama, saiba que, somente em 2023, o Brasil registrou mais de 73 mil casos da doença – é a principal causa de morte por câncer entre mulheres.

A seguir, apresentaremos um pouco mais sobre o uso do Olaparibe e falaremos da grande importância de sua inclusão no rol da ANS para atender mulheres em tratamento.

O que é o Olaparibe?

O Olaparibe é uma terapia-alvo inovadora que demonstrou reduzir o risco relativo de morte em 32% em pacientes com câncer de mama.

Este medicamento é recomendado para pacientes adultos com câncer de mama inicial de alto risco e em pacientes adultos com câncer de mama metastático, com certas características de mutações gênicas e que foram previamente tratados com quimioterapia.

Como ter acesso ao Olaparibe

O acesso ao Olaparibe para câncer de mama pode ter subsídio por meio de planos de saúde. O SUS ainda não oferece o medicamento para essa doença.

– Consulta Médica: O médico oncologista indica o medicamento e elabora um relatório detalhado justificando a necessidade do Olaparibe para o tratamento.

– Solicitação ao Plano de Saúde: Com o relatório médico em mãos, é necessário apresentá-lo juntamente com a prescrição do Olaparibe ao plano de saúde, que analisará a solicitação.

Olaparibe

A Importância de uma Corretora de Benefícios para Acessar Medicamentos de Alto Custo

Uma corretora de benefícios pode ser importantíssima para auxiliar clientes a navegar pelas complexidades do sistema de saúde e assegurar que eles recebam os tratamentos com a agilidade necessária.

Veja como essa ajuda pode facilitar a vida dos pacientes:

  1. Especialização em Planos de Saúde

Corretoras de benefícios são especialistas em planos de saúde e têm um profundo conhecimento sobre as coberturas oferecidas, incluindo aquelas para medicamentos de alto custo.

Elas podem ajudar os clientes a entender quais medicamentos estão incluídos em seus planos, como acessá-los, entre outros detalhes do processo.

  1. Avaliação de Necessidades

Ao avaliar as necessidades individuais de cada cliente, uma corretora de benefícios pode recomendar os melhores planos de saúde que oferecem cobertura para medicamentos de alto custo.

Essa personalização garante acesso mais rápido aos tratamentos, evitando barreiras financeiras significativas.

  1. Navegação no Processo de Autorização

Obter autorização para medicamentos de alto custo muitas vezes envolve um processo complexo e burocrático.

Corretoras de benefícios ajudam os clientes do início ao fim, desde a obtenção de relatórios médicos detalhados até a apresentação de pedidos de autorização junto às operadoras de saúde.

  1. Intermediação com Operadoras de Saúde

Corretoras de benefícios atuam como intermediárias entre os clientes e as operadoras de saúde, facilitando a comunicação e a resolução de problemas.

  1. Educação e Conscientização

Corretoras de benefícios também educam os clientes sobre seus direitos e as regulamentações que regem a cobertura de medicamentos de alto custo. Esse conhecimento empodera os clientes, permitindo que eles façam valer seus direitos e tomem decisões informadas sobre seu tratamento.

  1. Redução de Custos e Eficiência

Ao ajudar os clientes a escolherem os planos de saúde mais adequados e a navegarem pelo processo de autorização de medicamentos, as corretoras de benefícios contribuem para a redução de custos e aumentam a eficiência do sistema de saúde.

Isso resulta em economia de tempo e recursos, tanto para os clientes quanto para as operadoras de saúde.

Conclusão

A incorporação do Olaparibe ao rol da ANS é uma conquista significativa para o tratamento do câncer de mama no Brasil.

Este medicamento oferece uma nova esperança para muitos pacientes, melhorando suas perspectivas de tratamento e recuperação do bem-estar. Contar com uma corretora de saúde, como a Bentec, é um passo que pode ser decisivo para reduzir os custos de sinistralidade no plano de saúde, especialmente para grupos de crônicos.

Precisa de ajuda com informações sobre o Rol da ANS? Fale conosco agora mesmo e conte com o nosso total apoio!