A preocupação com a saúde é um dos itens mais importantes no checklist dos brasileiros. Com o sistema de saúde pública precário, recorrer ao atendimento privado é a única saída para quem espera ter qualidade ao ser recebido em clínicas, hospitais e laboratórios, por exemplo. Por isso, o plano de saúde empresarial passou a ser um benefício cada vez mais desejado pelos colaboradores de empresas e, consequentemente, passou a ser também muito requisitado pelos profissionais de Recursos Humanos que querem garantir uma assistência médica digna a todos da empresa.
Mas, nem sempre é fácil escolher um plano de saúde empresarial. São muitas variáveis que interferem na prestação do serviço e que nem sempre atendem às expectativas tanto dos colaboradores quanto da empresa. É preciso ter um equilíbrio para não comprometer a qualidade do plano nem prejudicar as contas, por isso, listamos cinco dicas importantes na hora de contratar um bom plano de saúde empresarial e odontológico:
1. Qual é a operadora?
– Na hora de escolher quem será a provedora do benefício, é importante entender a diferença entre operadora, seguradora, cooperativa e assistência médica. Elas possuem algumas diferenças que podem ser ou não, mais adequadas à realidade da empresa. Procure saber se a prestadora possui alguma restrição na ANS (Agência Nacional de Saúde).
– Verifique se a empresa é idônea e se existe algum risco evidente em contratá-la. A segurança e a confiabilidade são fundamentais.
– Também é importante saber como é a presença do operador na região onde se quer a cobertura. Entender a estabilidade, histórico e capacidade de atendimento ajudam na melhor escolha.
2. Rede referenciada do plano de saúde empresarial
É um dos itens mais importantes, pois impacta diretamente na qualidade e no preço do serviço. Basicamente é a escolha de quais hospitais, clínicas e laboratórios os colaboradores terão acesso. Dessa forma, verifique alguns pontos de atenção:
– Muita cautela na escolha dos hospitais. Alguns hospitais de renome costumam encarecer demais a fatura. Veja qual a real necessidade desse tipo de cobertura.
Existem bons hospitais que podem substituir os hospitais mais famosos e ajudar a manter as contas em ordem.
– A rede referenciada está próxima à empresa ou às residências dos colaboradores? O fácil acesso é imprescindível.
– A rede referenciada muda com frequência? Essa é uma pergunta importante, pois pode gerar surpresas não muito agradáveis. Verifique se existe algum histórico negativo nesse sentido, pois todas as prestadoras são obrigadas a informar qualquer mudança com antecedência.
3. Reembolso
Independentemente da cobertura do plano de saúde empresarial, as pessoas podem preferir um médico de confiança que pode não estar na cobertura. Isso é normal. Escolha um plano que ofereça a possibilidade de reembolso nesses casos. Muita atenção:
– O processo de reembolso é prático ou burocrático?
– O valor do reembolso não pode ser muito maior nem muito menor que o valor médio de uma consulta padrão.
Geralmente, as seguradoras são mais fáceis de trabalhar. Elas costumam oferecer menos burocracia aos colaboradores.
4. Coparticipação
Um dos fatores que mais contribuem para o aumento do preço do plano de saúde empresarial é o uso desnecessário. O uso inconsciente lota prontos-socorros, agenda consultas sem necessidade e muitos exames fora de hora são realizados. Isso tem um alto custo às operadoras que os repassam, consequentemente, aos contratantes encarecendo o pacote. Uma forma de controlar tudo isso é a coparticipação, que nada mais é do que cobrar um valor simbólico do colaborador por cada procedimento. Isso vai gerar uma consciência maior sobre o uso diminuindo o valor da mensalidade; por outro lado, vai aumentar o trabalho do profissional de RH que precisará ter um controle maior sobre a utilização e aplicação dos descontos na folha de pagamento.
5. O plano de saúde empresarial será compulsório?
Plano compulsório é aquele feito para todos da empresa. O plano opcional é para alguns e não para todos. Portanto, o plano compulsório é mais barato, pois atende um volume maior de pessoas. Mas, muita atenção, escolha o que for mais adequado a todos.
