Skip to main content

Modalidade de atenção médica on-line ganhou espaço durante a pandemia da Covid-19 no Brasil

 

Com a pandemia da Covid-19, a telemedicina foi expandida no Brasil, sob autorização do Ministério da Saúde e do Conselho Federal de Medicina que liberaram a prática das teleconsultas. O atendimento remoto foi usado como inibidor do fluxo de pacientes nos prontos-socorros, hospitais e clínicas, visando uma menor exposição dos pacientes ao novo coronavírus.

Neste artigo, explicaremos a importância da telemedicina na prevenção de doenças e manutenção da saúde, na criação de vantagens para os beneficiários e na redução de custos para as empresas que fornecem planos de saúde aos seus colaboradores. 

Boa leitura! 

O que é e como funciona a telemedicina?

Nunca se falou tanto em telemedicina como nos últimos meses. Essa modalidade de atenção médica requer a utilização de tecnologias de informação e comunicação para fazer videochamadas por aplicativos, notebooks, computadores ou celulares smartphones. 

Resumidamente, a telemedicina é o atendimento médico de forma on-line. Entre as práticas da telemedicina estão:

Teleconsulta

Consulta médica realizada de maneira remota e on-line, onde o médico pode prescrever medicamentos e exames ao paciente, se for necessário.

Teleorientação

Nesta modalidade, os médicos podem realizar a orientação e o encaminhamento de pacientes.

Telemonitoramento

Possibilita que, sob supervisão ou orientação médicas, os pacientes sejam monitorados a distância.

Teleinterconsulta

Permite a troca de informações e opiniões exclusivamente entre médicos para auxílio de diagnóstico ou terapia.

O atendimento médico remoto no Brasil se tornou uma prática benéfica para muitas pessoas. Segundo uma reportagem publicada no site da revista Exame, em agosto de 2020, o Brasil já contabilizava cerca de 1,7 milhões de consultas a distância. 

Apesar de não haver o exame físico na telemedicina, a prestação deste serviço deve seguir os mesmos padrões éticos do atendimento presencial. Os médicos devem se inteirar dos hábitos e sintomas dos pacientes, orientá-los sobre diagnósticos e tratamentos adequados, fazendo uso da autorização para prescrever medicamentos, pedir exames e dar atestados quando necessários. O protocolo se estende à Covid-19. Oferecendo segurança para fazer a triagem inicial nos casos suspeitos da doença e, quando necessário, para optar pelo encaminhamento do paciente para exame de diagnóstico com a eventual indicação da quarentena. 

Quais as vantagens da telemedicina para o beneficiário?

Numa empresa, onde o benefício de saúde é oferecido para diversos colaboradores, a prática da telemedicina oferece inúmeras vantagens para os beneficiários. 

Entre as principais vantagens da telemedicina podemos destacar: 

  • O beneficiário não precisa se deslocar até um pronto-socorro, hospital ou clínica médica, o que permite a comodidade de ser consultado em casa e a segurança de evitar a exposição em tempos de pandemia.
  • O beneficiário tem à disposição um atendimento médico fácil, rápido e de qualidade; o tempo de agendamento de consultas online costuma ser menor que consultas presenciais e, assim, o diagnóstico é feito precocemente, viabilizando o início do tratamento e cura de eventuais doenças. 

Bentec: telemedicina e o atendimento dedicado

A telemedicina foi autorizada no Brasil em abril de 2020 por meio da Lei nº 13.989/20. Sancionada em caráter emergencial para ajudar a conter os casos de Covid-19, essa modalidade trouxe, de maneira geral, vários benefícios. Entre eles, evitar aglomerações e prevenir a sobrecarga dos hospitais, sem mudar o foco e responsabilidade na atenção dedicada à saúde.

A solução tem como objetivo:

  • Diminuir o atendimento nos prontos-socorros;
  • Gerar menos custos às organizações, uma vez que o atendimento no PS tem valor elevado;
  • Orientar o colaborador logo no primeiro atendimento;
  • Trazer toda a jornada do colaborador através de análise de frequência e utilização do plano de saúde. 

Sua operadora de saúde oferece atendimento via telemedicina? 

Se você está em busca de um plano de saúde que inclua telemedicina, fale com a Bentec!

Somos especialistas em gestão de benefícios e estamos sempre prontos para ajudá-lo com soluções customizadas para a sua empresa.

Por: Bentec Consultoria

Fotos/ Créditos: Envato

O material pode ser reproduzido, desde que citado fonte