Modalidade de atenção médica on-line ganhou espaço durante a pandemia da Covid-19 no Brasil
Com a pandemia da Covid-19, a telemedicina foi expandida no Brasil, sob autorização do Ministério da Saúde e do Conselho Federal de Medicina que liberaram a prática das teleconsultas. O atendimento remoto foi usado como inibidor do fluxo de pacientes nos prontos-socorros, hospitais e clínicas, visando uma menor exposição dos pacientes ao novo coronavírus.
Neste artigo, explicaremos a importância da telemedicina na prevenção de doenças e manutenção da saúde, na criação de vantagens para os beneficiários e na redução de custos para as empresas que fornecem planos de saúde aos seus colaboradores.
Boa leitura!
O que é e como funciona a telemedicina?
Nunca se falou tanto em telemedicina como nos últimos meses. Essa modalidade de atenção médica requer a utilização de tecnologias de informação e comunicação para fazer videochamadas por aplicativos, notebooks, computadores ou celulares smartphones.
Resumidamente, a telemedicina é o atendimento médico de forma on-line. Entre as práticas da telemedicina estão:
Teleconsulta
Consulta médica realizada de maneira remota e on-line, onde o médico pode prescrever medicamentos e exames ao paciente, se for necessário.
Teleorientação
Nesta modalidade, os médicos podem realizar a orientação e o encaminhamento de pacientes.
Telemonitoramento
Possibilita que, sob supervisão ou orientação médicas, os pacientes sejam monitorados a distância.
Teleinterconsulta
Permite a troca de informações e opiniões exclusivamente entre médicos para auxílio de diagnóstico ou terapia.
O atendimento médico remoto no Brasil se tornou uma prática benéfica para muitas pessoas. Segundo uma reportagem publicada no site da revista Exame, em agosto de 2020, o Brasil já contabilizava cerca de 1,7 milhões de consultas a distância.
Apesar de não haver o exame físico na telemedicina, a prestação deste serviço deve seguir os mesmos padrões éticos do atendimento presencial. Os médicos devem se inteirar dos hábitos e sintomas dos pacientes, orientá-los sobre diagnósticos e tratamentos adequados, fazendo uso da autorização para prescrever medicamentos, pedir exames e dar atestados quando necessários. O protocolo se estende à Covid-19. Oferecendo segurança para fazer a triagem inicial nos casos suspeitos da doença e, quando necessário, para optar pelo encaminhamento do paciente para exame de diagnóstico com a eventual indicação da quarentena.
Quais as vantagens da telemedicina para o beneficiário?
Numa empresa, onde o benefício de saúde é oferecido para diversos colaboradores, a prática da telemedicina oferece inúmeras vantagens para os beneficiários.
Entre as principais vantagens da telemedicina podemos destacar:
- O beneficiário não precisa se deslocar até um pronto-socorro, hospital ou clínica médica, o que permite a comodidade de ser consultado em casa e a segurança de evitar a exposição em tempos de pandemia.
- O beneficiário tem à disposição um atendimento médico fácil, rápido e de qualidade; o tempo de agendamento de consultas online costuma ser menor que consultas presenciais e, assim, o diagnóstico é feito precocemente, viabilizando o início do tratamento e cura de eventuais doenças.
Bentec: telemedicina e o atendimento dedicado
A telemedicina foi autorizada no Brasil em abril de 2020 por meio da Lei nº 13.989/20. Sancionada em caráter emergencial para ajudar a conter os casos de Covid-19, essa modalidade trouxe, de maneira geral, vários benefícios. Entre eles, evitar aglomerações e prevenir a sobrecarga dos hospitais, sem mudar o foco e responsabilidade na atenção dedicada à saúde.
A solução tem como objetivo:
- Diminuir o atendimento nos prontos-socorros;
- Gerar menos custos às organizações, uma vez que o atendimento no PS tem valor elevado;
- Orientar o colaborador logo no primeiro atendimento;
- Trazer toda a jornada do colaborador através de análise de frequência e utilização do plano de saúde.
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Por: Bentec Consultoria
Fotos/ Créditos: Envato
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